About

Policromia com 75 lpi!

Normalmente é usual na serigrafia em tecido a utilização de retículas com uma distância maior, com no máximo 45 lpi, afinal de contas a aspereza da malha não permite menores.
Porém, quando damos um fundo branco, ele alisa a malha e daí o que vier é lucro.
Essa policromia foi feita usando uma resolução de saída de 75 lpi. Ficou muito bom, os "pontinhos" que formam a imagem só podem ser notados muito de perto.

-Base branca (Super Mix), usando matriz de 77 fios. Pressão bem firme e reta do rodo, e fora de contato para tentar minimizar as famosas "bolinhas" que comumente atrapalham o bom resultado da estampa.
-Cromia feita com poliéster 90 fios, em cada mão uma cuidadosa puxada de rodo.
-Pré-cura entre todos os repiques.
-Emulsão diazóica.
-Tintas base água.




No áudio o "crássico" som do Graforréia Xilarmônica - Rare

Uma coisa que temos que tomar atenção especial neste tipo de estampa é na recomendação do fabricante da tintas base água que seja... Cura total após72 horas! Variável de acordo com condições climáticas.
Porém, após a cura ao toque (que é quando a aparência da tinta já é de seca, e ela já não sai do substrato), podemos dobrar/empilhar as camisetas com certo cuidado, sem de maneira alguma deixar encostada estampa sobre estampa. Se isso ocorrer, vai colar! E quando for descolar um enorme estrago na estampa ocorrerá.
Como não é toda empresa serigráfica que tem estufa polimerizadeira, o cliente deve ser sempre informado de só submeter a peça à lavagem após estas 72 horas (aqui no clima de Curitiba tenho que levar isso muito à sério), se acaso o fizer anteriormente ao prazo indicado e a estampa desbotar ou até mesmo sair por inteiro você está livre da culpa.
Ocorrer da camiseta ser estampada, entregue, utilizada e lavada antes da polimerização total da tinta e esta sair é raro mas não é impossível, se o cliente não for alertado acredito que a culpa seja do serígrafo ou do vendedor que entregou, pois quem compra não é obrigado a conhecer este detalhe.
Um fato que ocorreu comigo foi o seguinte; Sabadão... Ingresso pra ir ver o Manu Chao na sua turné Radio Bemba que ia rolar de noite comprado... Resolvi estampar uma camiseta pra eu usar durante o show.... Camiseta branca, estampa preta e vermelha.
Já no show, muita cerveja e uma verdadeira multidão sudorípara!!! Ficamos próximos ao "gargarejo".
Colada na minha frente, devido ao local tão apertado, uma moça pulava e rebolava freneticamente... Descontraido eu só olhava pra minha mulher, que estava ao meu lado, levantava os braços pro alto e dizia que não tinha nenhuma culpa na constrangedora e "incômoda" situação... Assim seguiu o show...
No outro dia, com uma ressaca física e psicológica, tive um baita susto quando ví que a estampa da camiseta estava bem avariada, a tinta vermelha estava intacta, porém a preta havia saído quase que totalmente, ficando apenas uma sombra no local onde antes tinha um desenho. Provavelmente até hoje a saltitante moça deve se perguntar de onde surgiu aquela mancha preta na parte de trás de sua roupa!!!

6 comentários:

jean disse...

belíssimo trabalho Armando. show de bola velho.. me tira uma dúvida. pra trabalhar com o branco supercobertura com tecido fechado no caso 77 fios, vc utiliza retardador? o mesmo serve pra a tinta cromia quando utilizado com 90 fios.

abraço

Me disse...

Dae Jean! Beleza?
Na verdade devido ao clima aqui de Ctba eu não tenho precisado usar retardador não! Deixando a tela coberta de tinta e "hidratando" a tinta de vez em quando não ocorre entupimento. Valeu guri!

Thiago Cortez disse...

Eu trabalho numa estamparia, e as vezes quando estampo fundo branco, aperece as famosas bolinhas, tem algum jeito para evitar isso? agradeço desde já!
Abraço...

Yarru! disse...

aqui tem umas dicas para eliminar com as bolinhas
http://yarrru.blogspot.com/2009/10/bolhinhas.html

leonardo falcao disse...

Olá, sou novato nesta área da serigrafia. faço alguns trabalhos de cromia no nylon 77 fios, porém que não fica tão bonito quanto esse do vídeo. minha dúvida é: estou trabalhando com nylon correto?

leonardo falcao disse...

você poderia mim ajudar passando alguma dicas ou técnicas para que eu possa melhorar meu trabalho?

Abraço!

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me