About

Serigrafia em nylon 600


No áudio um trecho da trilha sonora do cult Pulp Fiction - Misirlou do veterano da Surf Music The Trashmen

Apesar de ser uma fibra têxtil sintética, dá pra estampar no nylon 600 com tinta comum base água mesmo, que em minha opinião é a maneira mais prática e rápida na impressão deste material.
Este substrato caracteriza-se pela textura áspera que dificulta bastante manter detalhes mais finos. Para sanar isso existem alguns macetes que vamos eventualmente descobrindo.
-Se no desenho há uma boa base de mix (branca ou não) de uns dois ou três repiques, já se elimina essa aspereza por completo. Podendo a cores posteriores serem dadas sem muita complicação.
-Rodo de canto reto, bem afiado e de média dureza dá a resolução que necessitamos... Com isso perdemos em depósito de tinta... Como ninguém aprova isso, repiquemos... E também aumentamos a pressão do rodo...
-Se não quer ficar repicando tal qual num batuque da bateria da verde rosa Mangueira do saudoso Mussum... Poliéster 32 fios dá uma ótima cobertura com apenas uma passada...
-Tela mal tensionada nem pensar... (aliás, pra nenhuma impressão plana que seja). Ela tem que estar soando afinada tipo o pandeirinho do Mussunzis... (será que é daí que vem a etimologia do tal do repique?)
-Bastante cola no berço, já que o nylon não adere tanto quanto o algodão. Se não estiver bem colado, além do risco da fuga do registro, a ação do calor do Flash/Soprador/Pocotó... Pode derreter com a parte eventualmente descolado do material.

Estampas que fiz com tinta base água no Nylon 100, comprovaram que nele também podemos estampar sem muito receio de que a tinta possa sair... No caso foram em bolsas, que não necessitam de lavagens constantes como as peças de vestuário...
Ele aceita bem a tinta e não tem a aspereza do 600, porém no calor do berço térmico se enrola como um tatu bola envergonhado.. E se dilata quando a tinta acupa uma superfície muito grande...

Agora num momento "Telecurso Primeiro Grau" citemos sobre a etimologia do Nylon...
Esta tão falada palavra do idioma de Shakespeare tem duas boas histórias sobre sua origem...
A primeira descreve que ele é a junção das iniciais de New York e London. Cidades onde iniciaram sua fabricação...
Outra tragicômica explicação para o termo seria a de que durante a segunda grande guerra mundial, os EUA usaram o tecido nos pára-quedas. O "nylon" seria então uma abreviação de "Now you've lost, old Nippon". Numa tradução bem livre... "Agora você se deu mal japa"
E fecho o texto num cumprimento sincero à comunidade oriental.  Saionara!!!

Nenhum comentário:

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me