About

Sr. Morcete e Srta. Chaveta!

Simples e eficiente forma de fazer o registro de cores!

O morcete é um batente-guia fixado perpendicularmente ao trilho dos berços/mesa corrida, nele se encosta a chaveta durante o processo de impressão.
Todos os morcetes devem estar posicionados na mesma medida em cada berço, seja centralizado ou lateralmente.
Devem estar bem fixos para que não se movam e comprometam o registro.



A chaveta é um conjunto de dois parafusos que formam um "T", um vai fixado no centro do quadro e  neste vai fixado o segundo.
A chaveta permite o movimento paralelo da tela em relação ao trilho.
É fixada de modo que coincida com seu devido encaixe no morcete.
Também deve estar bem fixa e firme para não se soltar durante a impressão.

Para completar o conjunto temos os dois parafusos de encosto que vão fixados nas pontas laterais de cada matriz, apertando ou soltando-os, modificamos a inclinação do desenho.

A união dos movimentos da chaveta e dos parafusos de encosto permite o encaixe de quantas cores forem necessárias para a impressão serigráfica.


-Os parafusos de encosto e as chavetas tem que ser fixados ao quadro padronizadamente, seguindo as mesmas medidas.
-Nas telas de madeira fazemos um furo utilizando uma broca um pouco mais fina que os parafusos, para que entrem bem aperdados e não fiquem soltos. Ou usa-se uma bucha.
-As porcas tem a importante função de auxiliar no reforço da fixação dos parafusos.
-Podemos também numerar os morcetes para poder localizarmonos. É sempre útil quando tem muitos berços.Tipo, "precisa de um retoque lá no berço 12" "borrou o sete!"
-Antes de começar à fazermos o registro devemos deixar os parafusos e a chaveta em posição centralizada.

Com este kit/conjunto parafuso/chaveta/morcete bem ajustado e firme, basta o serígrafo encaixar/encostar a matriz/tela no batente/régua/apoio/trilho e sair pintando/estampando/puxando rodo, pode dar 500 repiques/demãos que não foje o registro.



o vídeo acima já é antigo, mas demonstra como se faz o registro usando o casal apertado.

8 comentários:

Sérgio disse...

Gostei muito desse blog, ainda estou me familiarizando. Trabalho também com serigrafia e tenho também outra atividade, gostaria de trocar idéias no ramo de silk além de fazer amizades. E que Deus esteja com todos nós.

fe disse...

show de bola velho .. parabens mesmo pelo trabalho e atençao ao pessoal .

gostaria de saber se eu consigo colocar os parafusos e a chaveta numa madeira compensada .. bem mais fina que essa ... e se por eu ter apenas um berço causaria irregularidades no registro e posterormenete na hora da impressao .

Me disse...

A madeira é muito fina, pra improviso eu pregaria uma ripa por cima onde iriam os parafusos...
O problema de um ter apenas berço, só está relacionado à uma produção limitada... Fora isso boa sorte nas imprimidas!!!

Anônimo disse...

Hola Yarrru, por favor quisiera que me dijeras cuales son los diametros de estas piezas, tengo una mesa lineal en el Perú y se ven interezantes este tipo de topes que usan ustedes, me gustaria mandar a hacerlas, en el Perú no usamos esos topes, por eso te pido que si puedes darme las medidas exactas de los morcetes y el tamaño de cada perno que usan, o en todo caso cuanto me saldría traer para Lima- Perú unos 100 Morcetes y 100 chavetas (solamente el perno que lleva al medio, pues los otros pernos son faciles de comprar aqui, un saludo desde Perú y espero que respondan pronto.
mi correo es:
andres-peru@hotmail.com
Un Cordial Saludo.

ANDRES ARMAS disse...

Olá, a página que você está muito interezante, estou trabalhando em serigrafia têxtil e gostaria de perguntar quais são as medidas destas peças, como no Peru não vender, eu enviá-los para fazer aqui, eu agradeceria muito que eu faça esta informação muito obrigado e saudações.
mail: selectprint@blogspot.com

Anônimo disse...

Yarru,
muito bom, gostei.

um abraço e obrigado.

Luiz Fernando Silva disse...

Parabéns pelos conteudos postados.

Estou começando a trabalhar com silk e até algumas duvidas só surgem com o tempo.

Obrigado, me ajudou bastante.

Silka disse...

Cara você na serigrafia não tem igual, sigo este blog desde da antiga do orkut
Parabéns

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me