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DIY! Iniciando uma marca???



Como já trabalho com silk fazem alguns anos, tive a oportunidade de ver inúmeras vezes pessoas tentando montar a sua marca própria de roupas, camisetas, acessórios... Na absoluta maioria delas presenciei apenas tentativas frustradas, que somente decepcionaram os criadores.
Nas poucas que deram certo notei algo em comum... Os idealizadores possuíam algumas qualidades distintas... São elas...
Organização: Trazer tudo devidamente anotado, bem montado... enfim, organizado... É uma característica que difere um bom empreendedor do resto.
Visão: Sempre estar um passo à frente do que está acontecendo... Antenado no mercado, nos negócios,nas tendências... Ter bastante informação sobre todo o processo de execução das peças e sobre o que orbita envolta da sua marca é um ato inteligente.
Atitude: Auxiliará no seu destaque no mercado a coragem de "meter as caras" com atitude e ousadia.
Agilidade: Entre ter uma ótima idéia e executá-la está o limite entre o que vai e o que não vai dar certo. Pensou? Refletiu? Então faça ou desista! Colocar metas e prazos para executá-las é interessante.
Criatividade: É algo que não se ensina nem se aprende, mas uma boa marca necessita de muita... Exercitar a sua criatividade dos pequenos aos maiores detalhes ornamenta o que outrora aparecia comum.
Originalidade: O que é bonito, diferente, prático e original vende... Com um bom vendedor algo nada original, plagiado e comum, vende também... Mas a originalidade poderá diferenciar sua marca das similares... Usando a sua originalidade você pode, ao invés de simplesmente seguir a moda, que é algo superficial, vago e passageiro... fazer a sua moda... É bem diferente.
Qualidade: Agregar valor só se deve encima de qualidade. Perfeccionismo em suas peças é fundamental, pois uma estampa mal feita camufla qualquer costura/corte/desenho bem feito...
Estilo: Qualquer marca normalmente segue determinada vertente, seja ela qual for (rock/esporte/infantil/gospel...), estar entrosado na tal tendência é sua completa obrigação. E valorize seu estilo (ou estilos) sem medo.
Dedicação: Sem dispor seu tempo, trabalho, investimento... Você não irá muito longe. A criação de uma boa marca requer muiiiito trabalho seu... Se não for uma pessoa dedicada nem tente!Reflita se será melhor terceirizar a produção e dedicar-se mais a outros fatores... Ou por a mão na massa...
Auto crítica:  Tenha bom senso e enxergue onde estão os defeitos... Aceite as críticas com muita atenção e coerência.
Confiança:  Você é a primeira pessoa que deve acreditar em seu potencial de ser vitorioso na sua empreitada. Um bom alicerce de planejamento colocará um a certeza no lugar das dúvidas.

Também futuramente, acaso suas metas estejam triunfando, é bastante importante entrar em contato com profissionais que possibilitem à sua marca a garantia de registro e de direitos autorais... As relações burocráticas também se tornarão algo relevantemente essencial.
E quando você amigo, estiver bem sucedido com sua já badalada marca, lembre-se do guri aqui e me presenteie com uma peça sua... Que ostente toda a essência e qualidade que sua força de vontade proporcionou... Boa sorte!

 Um pequeno planejamento estratégico:
1- Meta à adquirir:
Quê? (Desenvolver.... A sua marca vai gerar lucro? será artesanal ou profissional?)
Como? (Sequenciar os passos e seguir. Por no papel e iniciar...)
Quando? (Definir prazos e obedecê-los)
Quanto? (Sempre planejar o quanto vai investir)

2- Fidelizar clientes:
Quais? (O nicho à atrair terá a cara e perfil da marca)
Como? (Modo)
Quando? (Meta de determinada quantia por mês... Por ano...)
Quanto?

3- Adquirir novos clientes:
Quem? (Um outro tipo de público)
Como?
Quando?
Quanto?

4- Parcerias:
Fornecedores (Malhas, camisetas, peças prontas ou não, insumos serigráficos...)
Mão de obra (Serigrafia, costura, produção...)
Distribuidores (Lojas, pontos de venda... Consignação ou atacado?)
Vendedores (Capacitar pessoas para vender... Incentivar... pois a arte está tanto na composição da peça quanto na capacidade de mostrar o quanto ela vale à pena ser comprada)
Fotógrafos/ Profissionais de marketing/ desenhistas/ designers de moda...
Patrocínios/ Apoio/ Parceiros... Pois ninguém faz nada sozinho.

5- Divulgação:
Onde? (Site próprio, Expos, Flyers, Bazares, Revistas da área...)
Quanto?
Modo? (Local... Regional... Nacional... Mundial...)
Quando? (Obedeça seus prazos pra coisa andar)

6- Desenvolvimento
Conversar, refletir, analisar e discutir propostas...


E lembre-se que a serigrafia amiga velha de guerra nos permite personalizar de tudo... Das roupas com criativas estampas... Até às etiquetas, embalagens e materiais de divulgação...

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4 comentários:

Fábio disse...

Olá Armando, há alguns meses acompanho seus artigos na revista e, há pouco tempo comecei a visitar seu blog... parabéns pela dedicação! Tenho alguns projetos e, espero que, em breve, possa presenteá-lo com algumas amostras dos resultados, hehehe. Sucesso! Forte abraço. Fábio

Anônimo disse...

ola, primeiro queria parabenizar pelo seu blog muito legal, aprendi muito com ele, e queria saber uma base de como se gera orçamento pra silk, moro em bh e to entrando na area agora, se for possivel ficarei muito grato
att
sillas
sillaslves@gmail.com

Me disse...

Isso é uma parte complicada que requer uma explicação bem definida que ficarei devendo por hora... Depende da quantidade, tamanho, numero de cores, material... etc etc...

Alexandre Mateus disse...

Cara, esse texto é antigo, mas entrei no ramo há pouco tempo e cheguei a ele agora, e meus parabéns, tanto pela qualidade do blog quanto pela iniciativa. Virei fã.
Abraços.
Alexandre

 

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