About

Botton-se!

Tem bottons e buttons... Metal fundido com alto ou baixo relevo... Resinados... Mas os meus preferidos são do modelo mais clássico, o super prático botton estilo "Americano"... Pra se fazer é fácil e descomplicado, algo que em poucos minutos qualquer interessado aprende e sai produzindo... Necessita-se apenas de uma simples prensa manual... Ele vem com o fecho de segurança (vulgo alfinete) acoplado e tem uma película de polietileno(vulgo plástico) brilhante que serve como proteção, basicamente é decorado com impressão digital...

O formato é circular, o tamanho depende da matriz, varia entre 2,5 e 5,5 centí­metros.
Sempre que vejo alguém vendendo, compro um... O valor cobrado é geralmente pequeno..
Mas, pra não dizer que não falei das dores, destaco agora uns detalhes sutis que as vezes não são levados em conta pelo pessoal que fabrica bottons. A impressão digital. E não estou me referindo aquela marca que a gente deixa com o dedão na delegacia quando o guarda nos flagra dormindo na praça!!!

















Primeiro:
Na tentativa inútil de querer economizar tinta, um ou outro bottonzeiro (termo que inventei agora pra definir quem produz bottons) não faz a arte de maneira que a cor predominante ocupe toda a superfície do citado ornamento, incluindo também as laterais, dando uma continuidade do desenho... Deixam bordas brancas no buttom que acabam deixando-o com um aspecto incompleto.

Segundo:
Também querendo economizar, o infiel amigo, mal fabricante do enfeite de lapela... Faz-nos o desfavor de imprimir a arte em um sulfite e numa impressora "jato de tinta"... Dai quando feliz e faceiro abottonado (termo que inventei agora para definir quem usa bottons) toma uma chuvinha, já perde com o desenho destruído pela ação da água na incompatível impressão mal feita.

Portanto afirmo com veemência que os melhores e bem duradouros bottons são os que o fabricante se importa em imprimi-los com um papel de qualidade (couchet) e em uma impressora de qualidade (laser ou cera). Como uma A4 comporta dezenas de desenhos... Não é justificável que deixe de se investir numa impressão decente e durável, qualquer bureau/copiadora pode terceirizar o serviço a um valor relativamente baixo... E se a demanda for muito grande, aí sim que não se justifica a falta de investimento em um equipamento de primeira linha.

Tem bottons que por serem feitos com atenção na qualidade persistem na japona (não é na japa grandona e sim na jaqueta) por vários anos. A menos que sejam perdidos no meio de um desenfreado pogo.

Seja camarada e curta a Página do Yarru! Silk'n'Roll no Facebook
Receba atualizações de matérias sobre o vasto mundo da serigrafia.

Um comentário:

Rick disse...

Gostei da matéria sobre bottons, é engraçado que até encomendei uma prensa manual para poder produzir alguns bottons... To doido que chegue logo.
O blog ta de parabéns!!!

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me