About

DIY/silk-artless&design com bom humor... Neste espaço exponho alguns Jobs & Hobbies que desenvolvo...
Não sou dono da verdade, não sou instrutor e também não estou certo de que tudo que faço esta sendo feito da maneira certa... Sim, tenho convicta opinião própria e sim, creio que com ela e criatividade se fazem bons blogs... Sou também uma pessoa disposta à pesquisar e aprender novos aperfeiçoamentos técnicos e artísticos... Compartilhando meus singelos conhecimentos com pessoas que assim como eu, vem até a WEB garimpar em busca de algo interessante. ! Copyleft ! O conteúdo deste E-zine (textos,fotos,vídeos,desenhos...) é inteiramente de minha autoria (exceto indicados).. Porém, permite-se a reprodução desde que citada seja a fonte... Forte abraço! Cwb-Pr-Br-World

Policromia







É o processo mais usado na silk screem para reproduzir imagens e fotografias coloridas...
Utilizando este método as vezes consigo confeccionar estampas muito interessantes, como posso demonstrar nas fotos e vídeos abaixo.

Estampa em algodão.

-Utilizo as tintas CYMK tecitec (base d'água) e tenho obtido um bom resultado...
-Matriz com Nylon 90 fios amarelo.
-Emulsão HB Decafilm PA (Diazo)
-Rodo Chanfrado
-Revelo a matriz em holofote halógeno de 500W (12 min)

E Agora vou te dar um conselho pra fazer uma boa cromia em tecido escuro que "TENHO CERTEZA" que muita gente discorda *.. mas vai lá...

De trez "mãos" de fundo "prele" ficar bem branco (Com as devidas pré-secagens)
Não utilize nylon muito aberto não... Use um 77 fios... pois não deixa aquele grosseiro "Take" que mais parece um coletinho a prova de balas...
Cure bem... O ideal é berço térmico.. Mas com soprador ou mesmo secador vai dar...

De uma passada do "Iélou".. Seque... de um repique do iélou...
De uma passada do cyan .. Seque... de um repique do cyan...
De uma passada do magenta.. Seque... de um repique do magenta...
De uma passada do "bréque".. Seque... de um repique do "bréque"





















Nas fotos alguns exemplos de policromia que fiz em tecido escuro.

Outra dica que dou seria que capriche bastante no registro...
Use emulsão de boa qualidade se quiser receber elogios pelo seu trabalho, fuja de gambiarras como cola cascolar pigmentada...
Tenha em mãos uma arte final bem impressa, passada no "bafon" do thinner pra ficar bem opaca... Com 45... 60... 75 LPI... Dependendo da sua escolha e dominio na revelação...







exemplos de policromia que fiz em tecido branco

Já no tecido branco não é necessário repique, uma boa passada já basta.



No vídeo estampo uma santa E um "Jisuis"



Making Anarchy... Vídeo onde estampei uma bandeira usando a técnica de policromia...

* Praticamente 100% dos profissionais em serigrafia afirmam que em cromia não se dá repique. concordo em partes com isso... Desde que estejamos imprimindo em tecido branco... Em tecidos onde há a necessidade de um fundo branco, eu acho o repique essencial para que as cores fiquem bem vivas...









No desenho acima por exemplo, dei a primeira passada com o magenta (logo após o fundo obviamente) pois o desenho é predominantemente vermelho... Logo após... Sigo com a sequencia que uso de costume...

Ps. O desenho é de um famoso time de futebol mas eu não torço pra nenhum... Estampo de Jesus Cristo à Satanás sem preconceito.. Hehe!

4 comentários:

cara olha so muito obrigado pela sua dica tenho que vao me ajudar muito a melhorar o meu trabalho.
trabalho a 8 meses como revelador
e ate hoje nao tenho tido sucesso policromia espero que com suas dicas meu trabalho melhore.
obrigado ate mais...

Ótimas dicas! Mas estou com um problema: Quando dou o fundo branco ele fica poroso, furadinho, e a camada seguinte fica falhada. Qual o erro? (Cobercolor branco, colordex, malha 55 furos, emulsão HB WR). Abração!

Quero agradecer pelo seu blog, aprendi muito com vc. Estou tentando me aventurar pela policromia...mas até agora nada deu certo...estou usando tranparencia para laser...o método do bafo não funciona na impressão a laser, não escurece nada..uso uma mesa de luz que fiz com peças de um retroprojetor...funciona bem para desenhos chapados..acho que a lampada é de 150w...reticulas redondas 16 cm/2..se fica em exposição 2 minutos..a emulsão não solta...nem por reza braba...fui reduzindo o tempo de 20 e 20 segundos;;;porém chegou a um ponto de soltar tudo...não existe meio termo...uso emulsão genesis verde e bricomato...desde já agradeço;;

Jeferson..
http://yarrru.blogspot.com.br/2012/10/reticulas-rediculas.html

Tai Yang...
http://yarrru.blogspot.com.br/2009/10/bolhinhas.html

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me