About

Como desenvolver uma boa estufa DIY para secagem de telas.

Para secar as suas telas emulsionadas/lavadas de maneira rápida e eficaz não é necessário muito investimento em equipamento, basicamente precisamos de um ambiente com circulação de ar quente.
Pode ser apenas um "armário" que disponha de prateleiras para colocar as telas horizontalmente.
Embaixo um equipamento que produza calor e vento, pode ser um aquecedor termoventilador, encontrado novo no mercado por cerca de 50 R$.
Eu pessoalmente utilizei o aquecedor retirado de uma secadora de roupas usada que comprei por 15 reais no bazar do Pequeno Cotolengo, tem a vantagem de ser apropriado para secagem rápida e também possui temporizador integrado. Sua eficácia se destaca porque é mais robusto , seu jato de ar é bem forte comparado ao termoventilador que é projetado apenas para aquecer ambientes...
Utilizando este sistema de secagem, dependendo das condições climáticas, uma tela emulsionada fica pronta pra ser revelada em cerca de 10 minutos.

Vai precisar de:
Uma estrutura para montagem...
Um armário reciclado ou mandado fazer, pode ser de madeira, metálico... Com uma porta para que não entre  iluminação nem poeira e um "respiro" na parte superior para sair a umidade.
O ideal é que seu espaço interno seja compatível com a largura das telas.
Prateleiras para dispor as telas...
Devem ficar na horizontal e com a parte emulsionada virada pra baixo.
Uma distancia mínima de uns 5 cm entre as telas para que o ar circule entre elas.

As prateleiras podem ser apenas umas canaletas na lateral interna da estufa, onde serão colocadas as telas, se forem inteiras terão que ser vazadas para permitir a circulação de ar.
Uma fonte de circulação de ar quente...
Não ultrapassar 50ºc para que não ocorra o endurecimento térmico da emulsão.
Deve ficar posicionada na parte de baixo da estufa.


Pra descontrair, ou apenas ilustrar a matéria, no Infográfico abaixo eu "tentei" mostrar como é simples de se construir uma "estufake"!
Obviamente ele não ajuda em nada, é apenas mais uma piada do Yarrru!



Boas estampadas!

4 comentários:

Rik ' disse...

Oi, tudo bom?
Cara, preciso de ajuda. Não consigo revelar retículas! Estou usando emulsão verde mas não consigo revelar, já mudei o tempo de exposição de tudo que é jeito e nada ainda. Será q vc pode me ajudar?!

STAR SILK disse...

Rik, vc tem que usar emulsão própria para retículas , tente a HB DECAFILM PARA POLICROMIA DA GÊNESIS.

maria silveira disse...

Ola Rik...na verdade o q ta acontecemndo é q vc ta deixando a emulsão secar mto na tela daí ela endurece e n abre....e qt a emulsão pode até ser cola de papel misturado a pigmento q da certo .ok... espero te-lo ajudado...abç

Rafael Coutinho disse...

Olá cara fiz uma estufa dessa só que não é muito grande uns 60x60cm para 3 telas e como não cabevo curculador de ar quente fuz um buraco na parte inferior lateral e utilizei o próprio soprador, deu certo no começo m as agora as telas não estão desgravando será que a temperatura está muito alta.

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me