About

Reticulas redículas

O que é uma retícula?
É o nome dos pontos que graficamente formam desenhos com meio tom. Com estas é possível variar o tamanho e a freqüência dos pontos, produzindo variações das cores em um mesmo tom, criando um sombreamento que destaca os detalhes do desenho. Tons reticulados sobrepostos sugerem numa ilusão de ótica, novas cores de acordo com a intensidade.
Outros termos utilizados, halftone, screemtone, meio tom... 

Pra cada substrato podemos colocar uma retículagem apropriada, é claro que não é uma regra inquebrável, mas podemos ter uma idéia de uma padronização mais apurada...
Normalmente o que devemos notar primeiramente é a textura do material onde será aplicada a estampa reticulada, seja ela desde uma monocromia até quantas tonalidades convier (duplotom, policromia, hexacromia * , indexados e simulados...)
*quatro cores da quadricromia mais verde e laranja, ampliando o espectro cromático e a fidelidade das cores reproduzidas.

Outro fator é a distância de onde será apreciada a estampa, quanto mais perto (como em um folheto ou livro...)  mais dá pra notar os pontos que formam a composição, afaste-se um pouco do desenho e note que a imagem já entra em harmonia com a sua perspectiva visual.

Tamanho dos pontos é medido em LPI, linhas por polegada, quanto menor o número, maior o tamanho do ponto.
10 lpi à 15 lpi: outdoors.
30 lpi  à  45 lpi: camisetas direto na textura áspera do tecido.
60 lpi à 75 lpi: camisetas e tecidos com base branca, papeis ásperos...
100 lpi à 150 lpi: adesivos de vinil, substratos lisos... Papeis couchet (offset)
Menos que 10 não é usual, e mais que 150 lpi não posso afirmar que exista pois ainda não ví...

Tecidos técnicos, nº de fios e retículagem prática
(PROPORÇÕES TECIDO X RETÍCULA)
44 fios, 55 fios - entre 10 e 15 lpi
62 fios, 77 fios - entre 30 e 45 lpi
90 fios, 100 fios - entre 60 e 75 lpi
120 fios, 150 fios - entre 75 e 90 lpi
180 fios, 200 fios - entre 100 e 150 lpi...
Essa é apenas uma idéia lógica que obviamente tende à variar, devemos seguir um bom senso e prestar atenção pra não querer colocar uma retícula muito pequena em um tecido com número de fios limitados, que não tolere a resolução, nem uma muito grande em um tecido fino que limite a passagem necessária da tinta e cause falhas na impressão...
Por isso devemos conheçer bem fatores como abertura do fio, diametro, natureza (mono, multi-filamento), pra poder sempre controlar a gravação das imagens reticuladas.

Inclinação da retícula é a direção que a linha sequencial de pontos segue... Se não for respeitada a angulação, esta pode coincidir com as linhas do tecido e gerar um defeito chamado moiré (se pronuncia moarê), é um efeito meio "zebrado", onde as retículas não seguem um padrão estético. Também no momento da impressão pode causar moiré, como por exemplo impressão reticulado sobre a textura áspera do algodão cru, se as linhas da malha e da inclinação dos pontos coincidirem...
O ângulo padrão das linhas das retículas na serigrafia é de 45 graus para imagens de meio tom.
Policromias seguem a ordem Amarelo 0º (ou 90º que dá na mesma), Preto 45º pois tem maior contraste, Magenta e Ciano coloca-se em 30º pra cima e pra baixo...  75º e 15º.

Emulsões tem que ser as indicadas para revelação de alta resolução, obviamente quanto maior a retícula mais difícil de gravar é. Se for começar tente imagens com pontos maiores.

Quanto à Forma da retícula, os pontos podem ser redondos (circulares), elípticos ou quadrados, considerados tradicionais.
Também existem os pontos estocásticos, estes são outro modo de reticulagem, onde os pontos são aleatórios e não seguem padronizados em linha, sua quantidade em certa área do desenho é o que forma a intensidade do tom, seu tamanho é sempre um só, fixo.

As tonalidades máximas e mínimas são a relação entre os pontos impressos e a área sem impressão, expresso em porcentagem.
"Abaixo de 40%, temos as áreas claras. Acima de 60%, as escuras.
Para permitir a reprodução de todos os pontos, devese garantir que o menor ponto sempre tenha uma ancoragem firme nos fios da malha e que também estes fios não impeçam o fluxo da tinta pela menor área aberta. Para satisfazer estas exigências, os pontos mais finos (positivos ou negativos - mínimo ou máximo) devem ter seu diâmetro maior que a soma de 1 espaço entre fios (abertura da malha) mais 2 diâmetros de fio do tecido de impressão."

Padrão de tonalidades para serigrafia, mínima 15% e como máxima 85%

Curta a FanPage Yarrru! no Facebook



7 comentários:

dheeny disse...

qual a emulsao deve se usar p desenho com reticula?

nakedz disse...

opa tudo bom, qual o nome da sua confecção e estamparia?

Anônimo disse...

Boa tarde, estou com um problema na gravação de retículas, tenhoa uma mesa com lâmpada Halogênica de 100 wts, e utilizo bicromato e emulsão HB Decalfime, porém não estou conseguindo gravar direito com o tempo húmido, pois está chovendo muito , oq vc me aconselha?

Desde já agradeço!

Anônimo disse...

opa, tudo bem?Parabéns por todos trabalhos aqui do blog, poderia me dizer qual impressora vc usa para fazer os fotolitos??obrigado pela atenção!

Yarru! disse...

1- Emulsão para reticula são várias, foto, etc... Solicite orientação no local onde adquire os insumos, é que tem várias marcas...

2- Dr.Ink!

3- A Lâmpada é bem fraca, aumente o tempo de exposição pra uns 20 minutos.

4- Uso LaserJet HP

Anônimo disse...

EXCELENTE TEXTO, PRA QUEM QUER APRENDER É SÓ LER!

sandro(kid) disse...

para desenhos mais escuros como tons em amarelo e vermelho que será impresso em camiseta preta qual angulação seria correta e qual das chapas usaria para fazer o fundo branco? grato.

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me