About

Fazendo um berço de parede


Um colega queria ter em casa um pequeno berço pra estampas umas camisetas, ele ia comprar numa loja um baratinho, mas para economizar 60ão fiz um e presenteei-o.
Sugeri um de parede que pode ser fixado em um local apropriado e não tem qualquer dificuldade na composição, segue a receita.

1- Uma tábua reciclada pode servir pra fazer a base, desde que esteja com a superfície bem plana e lisa, sem defeitos que atrapalharão com a estampa... O ideal é que tenha uma espessura mínima de uns 2 cm para que possua firmeza.
O revestimento pode ser com corvin ou tecido similar, sem forração. Antes de esticar e grampeá-lo por baixo passe uma cola na face inferior pra que ele fique sem folgas, pode ser cola permanente mesmo.
As medidas devem seguir das telas que vai utilizar (medida externa para que a tela assente bem sobre o berço). Por exemplo se as telas são com medida interna de 40/50 cm o berço pode ter uns 48 / 58... O ideal é a dimensão do berço ficar um pouco pra dentro da parte externa do caixilho das telas... E não esqueça de levar em conta a distância gerada pelos morcetes...
Esta distância permite dois detalhes importantes, a tela ficando ligeiramente fora da área do berço permite que fique mais fácil de pegá-la / retirá-la e no processo de impressão o serígrafo a segura com seu corpo (tipo uma encoxada, desculpe o termo) deixando suas mãos livres para segurar firme no rodo.

2- Uma cantoneira em U de ferro dará o batente deste berço, parafusada na tábua e na parede.
Uma cantoneira mais comprida permite mais berços presos. Neste caso ficarão um poucos instáveis e precisarão de um apoio extra por baixo.

3- O Morcete é a peça chave de registro das telas para encaixe de cores e repiques... Para saber mais sobre o uso correto e prático destes parafusos leia o Yarrru! Post Sr. Morcete e Srta. Chaveta!



Se preferir pode fazer uma base que sustente este berço, desse modo o torna móvel...
Na foto ao lado tem um berço que utilizei num WorkShop no Wonka Bar, onde estampamos ao vivo as camisetas do festival Ruído Nas Ruinas.
Notem que atrás improvisei um suporte pro soprador e outros pras telas...

Boas estampadas! Qualquer dúvida postem nos comentários...

Se gostou compartilhe em suas redes sociais e ajude a divulgar o Yarru!


Curta a FanPage Yarrru! no Facebook

4 comentários:

Anônimo disse...

DO IT YOURSELF!
SERIGRAFISTA ATIVISTA!

Rj camisetas disse...

pode me mandar um esquema com fotos detalhadas

Xando Xiospork disse...

Ae beleza!!!

Cara descobri seu blog e está me ajudando muito!!!

Desde uns 300 anos atrás tenho vontade de mexer com "serigrafia" e de uns 6 meses para cá consegui um momento porta da esperança monetário para tal fim...

Em relação ao berço, você poderia me ajudar?
Estou pensando em comprar um, mas os que eu vi são todos de pelos menos 6 e de valor muito alto...

Tem algum para me indicar???

Abrax

Xando Xiospork

silvio jose disse...

Bons dias! Parabéns pela iniciativa em ajudar! Poderia enviar modelo de mesa com suporte abaixo e as medidas que usa. Tenho intenção em começar e estou a ler e a pesquisar muito e seus textos tem ajudado muito. Grato!

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me