About

Emulando retículas no GhostScript!

Devido muiiiiitas dúvidas em como imprimir retículas sem ter uma impressora Post Script vou apresentar um guia rápido para se utilizar este recurso. Se seguir estes passos básicos qualquer um pode imprimir uma imagem de meio tom ou até mesmo uma policromia utilizando qualquer impressora caseira.
Grifei e negritei a palavra "qualquer" para evitar posteriores questões do tipo: "funciona em jato de tinta?"
Italiquei para que também não me perguntem coisas como: "Consigo imprimir em uma Matricial?" huahuahua,cofcof,huahuahua!!!

Primeiramente tem que ter os softwares, compre o CorelDraw suite no site da empresa ou instale um Jack Sparrow, com o preço economizado no programa original você compra uma passagem pro caribe no Pérola Negra...
O GhostScript (emulador) e Gsview32 (visualizador onde vai imprimir) você procura e baixa da Net e instala, vai ser mais fácil que o Corel...

Depois do desenho preparado, equalizado, convertido, centralizado, pronto para imprimir... Clique em "imprimir" (atalho ctrl+p), e na aba "composição" escolha a lineadura, ou seja quantos pontos por polegada, que será o tamanho da retícula, o básico para impressão têxtil é de 45 LPI.
Na aba "preferências", você pode ainda configurar o tamanho do papel e outros detalhes pra acertar a impressão...
Na aba "geral" selecione a saída "arquivo PostScript independente do dispositivo" e clique em imprimir. Pronto! Você irá então salvar o arquivo no formato .ps, que será aberto no programa gsview32 que instalou...


Se for uma policromia, na aba "cor" selecione imprimir separações, que sairão automaticamente todas as 4 chapas CYMK devidamente separadas, com angulos de inclinação padrão...
Proceda da mesma maneira para imprimir como sequenciado acima, será salvo então um arquivo com 4 páginas para ser aberto no gsview32...

Com o arquivo aberto no programa emulador visualize primeiramente se está tudo certo... Clique em "file", "print" (atalho do teclado p), escolha a impressora disponível, laserjet, deskjet, inkjet, matricial... e imprima sua imagem reticulada.

Boas estampadas!!!Compartilhe qualquer postagem do Yarrru! utilizando o batão abaixo e ajude a divulgar o blog...

11 comentários:

Anônimo disse...

Prezadoyarru-baixei o ghostscript, mas não consegui usar-sera que tenho que salvar o arquivo em algum lugar especifico?existe algum topico falando sobre?obrigado

INÁCIO NEHMY disse...

E ai cara, bom demais? Eu uso o Ghost Script e o Gs viem para tirar os filmes "lazer film opaco" para fazer as policromias, mas no gs viem era para eu ver e obter as impressóes em Black, porem o filme do amarelo ta saindo meio 45% preto apenas e mesmo com o bafo do thiner ta foda de gravar as telas de amarelo e azul, a do preto e magenta até que fazendo uma força com a agua vai, sera que vc pode dar um help? o_º por favor.
Obrigado.

Yarru! disse...

Inácio, Separa no coreldraw? tem um tutorial por aí no blog...
Será que não está com o refil do tonner muito fraco?

moacir ferreira disse...

Armando, primeiramente meus parabéns. Além de talentoso e muito criativo, seus posts possuem qualidade técnica show de bola. Estou com dificuldade em compartilhar os links dos seus posts pelo botão do facebook disponível no blog. Montei uma comu
no face que se chama serigrafia internacionbal (https://www.facebook.com/groups/407373702613042/) e eu estava afim de divulgar lá.

Um abraço.

Moacir Ferreira
www.brkoi.com.br

INÁCIO NEHMY disse...

Dei uma pesquisada e quebrei a cabeça aqui e até que la vai, mesmo assim obrigdo! Seu blogue ajuda muito. Ainda mais quem mora em cidades do interior que não há oficinas e cursos para treinamento.

INÁCIO NEHMY disse...

O cara andei dando umas pesquisadas aqui e la vai aos trancos. Mesmo assim muito obrigado! Seu Blogue ajuda muito os impressores, ainda mais quem mora nos interiores, pois não há lugar para aprender alguns dos macetes que você passa no seu Blog. Valew º_0 !!

Rodrigo Cesar Neres disse...

Bom dia!
Cara excelente trabalho, só uma pergunta, depois que salvo minha imagem e abro o gs, não sai reticulada, o que pode ser isso?
Abraço

Rodrigo Cesar Neres disse...

Bom dia!
Cara excelente trabalho, tenho uma pergunta, quando salvo minha imagem, e abro o gs ela não sai reticulada, o que pode ser isso?
Abraço

Yarru! disse...

Rodrigo, na visualização no monitor não aparece as retículas, só depois de impressa no filme/papel...

Reginaldo Bastos disse...

Fiz tudo o que falou, instalei o ghost, no corel fiz a separação e abrir a imagem no ghost, só que não tem opção para abrir, ctrl+p e nada, botão direito e nada.

Marcus Adorno disse...

Pow, conheço o Serigrafando o Sete desde quando João da comunidade de Serigrafia do Orkut mostrou os trampos seu velho, e até hoje não vi nenhum blog melhor. A sacada de humor é muito massa hehe, vida loooooooonga!

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me