About

Criando um desenho para serigrafia!

Varias são as dúvidas dos leitores sobre criações de artes para serigrafia... Um artefinalista bom tem que ter inicialmente muito treino prático, juntamente com bastante embasamento teórico, além de uma habilidade criativa bem afinada!
A prática que me refiro seria o domínio das técnicas e softwares específicos para manusear e transformar  os desenhos. A teoria seria um conhecimento sobre vertentes e tendencias, uso de bom senso nos trabalhos para que não fiquem apelativos, pobres ou até mesmo ridículos... E também sobre as padronizações e regras dos inúmeros produtos que envolvem-se no amplo mundo da comunicação... Muitas destas respostas estão apenas em raros bons livros ou bons cursos, e dificilmente são aprendidas de maneira autodidática... Não achemos que tudo que queremos está aqui na net, muitas coisas são excluídas por nós mesmos nas nossas pesquisas, pois só vamos selecionando o que nos interessa diretamente...

Agora falando sobre a aplicação prática em arte final para serigrafia, existe uma regra básica para seguir, que são as separações de cores...
Uma policromia é simples de se fazer, basta ter uma impressora postscript ou emulador, por uma cruzeta e mandar pra impressora! Mas na serigrafia o uso de técnica de policromia é apenas uma parcela pequena das nossas produções, todo o resto tem que ser feito separando as cores manualmente...

1- Idéia
Saber o que queremos estampar é uma essência, muitas vezes uma boa idéia no desenho vale mais que um bom estilo ou boa técnica.

No exemplo acima peguei um desenho feito à mão, escaneei,  tratei a imagem de modo à tentar dar uma melhorada e o vetorizei...  Para vetorizar converti em imagem preto e branco, linha artística e depois usei o rastreador automático do CorelTrace... Alguns casos não são tão simples assim, então teremos que redesenhar toda a composição com as ferramentas do programa, formas básicas, pincéis... A principal ferramenta, que todo arte finalista vai enjoar de usar, é o Bézier...

2- Ornamento
Depois da imagem principal pronta, dá pra dar uma elaborada maior... Escrever alguma mensagem... Adicionar cores e as cruzetas para registro destas...
 
No nosso layout dos "Ramoninhos" coloquei um contorno e escolhi as cores da bandeira americana, marca registrada da banda pioneira do PunkRock nos EUA que nos U$A... O cinza será a parte vazada, representa a cor da peça que será estampada, não tem jeito de tentar criar um desenho pra camiseta preta usando fundo branco!

3- Separatismo
O básico do positivo da serigrafia é que cada cor seja impressa em um fotolito separadamente e na cor preta... Como este desenho era em 4 cores, multiplicamos ele em 4 imagens iguais (uma quinta imagem sobressalente também seria importante), já com as cruzetas...Pegamos todos os detalhes do desenho em azul, juntamente com a cruzeta, agrupamos, deletamos o restante e convertemos estes que sobraram em preto...
Na segunda imagem fazemos o mesmo, desta vez com as partes do desenho que serão brancas... repetimos com as cores seguintes... O preto e o vermelho. Pronto, está tudo separado!
O uso de trapping em algumas cores é importante para facilitar o registro no momento de estampagem...
Também devemos prestar atenção na sequência das cores que irão por baixo, como fundo, e nas que irão por cima, com sobreposição...

Boas estampadas!

12 comentários:

INÁCIO NEHMY disse...

Beleza Armando? Já li bastante coisa interessante no seu blogue mas tenho uma dúvida: Qual impressora tem um bom custo beneficio para imprimir minhas artes finais com ou sem retícula com uma boa qualidade? estou fazendo a estrutura para meu silk e não sei qual devo comprar.
Parabéns pelo seu trabalho e se der me da uma luz ai pra eu comprar a dita cuja da impressora.
Valeu.

Yarru! disse...

Uma boa pedida é uma impressora laser!
vários fabricantes possuem modelos à partir de uns 250R$!
A emulação postscript, necessária para criação de retículas pode ser feita via software
http://yarrru.blogspot.com/2010/06/meio-tom-para-silk.html

Yarru! disse...

eu uso bastante uma laserjet p1005... mas já tem impressoras baratas melhores...

Diego disse...

Olá, sabe me dizer qal a principal diferença entre 77 fios e 55 fios e quais suas aplicações?

Yarru! disse...

Mais número de fios é igual mais depósito de tinta e menos resolução...

Ou seja 55 fios use pra chapados e 77 pra retículas até 45 lpi, ou para chapados com menor depósito de tinta...

agnusdeiserigrafia disse...

Iae Armando, blz? Tenho acompanho seu trabalho e as vezes me deparo com alguns termos que ainda nem os conheço, tira essa duvida minha brow, o que é trapping??
Agradeço pela ajuda ..

agnusdeiserigrafia disse...

Iae Armando, blz? Tenho acompanhado suas explicações mas tem alguns termos que ainda desconheço, esclarece o que é trapping. Agradeço a boa vontade brow.

daniel.arte.raiz disse...

Olá pessoal da serigrafia, sou artista plástico e desenvolvo trabalhos em serigrafia, gostei da conversa acima, estou atrás de tecnícas para deixar o desenho em preto e branco, me mandei um toque, valeu!!!

Yarru! disse...

Agnus dei... trapping é a sobreposição de uma cor sobre a outra pra que na hora da impressão não fique aquele espacinho em branco entre a arte pr conta de um pequeno desencaixe... também é conhecido como sangria...

Daniel... pra deixar um desenho em preto e branco via software é só utilizar do filtro especifico de cada editor gráfico.. no corel é só selecionar a imagem e ir em bitmaps/modo de cor/tons de cinza...

maaarlon disse...

Teria como eu criar uma estampa Maior qe a Folha A4? tipo as camisa G Ou GG teria qe ter a estampa maior, tem como me fala algo sobre isso?

Alba Andrade disse...

tenho uma mega dúvida.... qual a parte que vai ser filmado é a parte preta ou a Branca

Yarru! disse...

A parte preta Alba,a parte que será isolada da ação da luz

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me