About

O que o cliente quer? O que o serígrafo pode dispor?


Como se nos fosse fácil unir tudo isso, o bom ou mau cliente quer ser prestado basicamente pelos seguintes quatro itens:
1-Preço
2-Qualidade
3-Prazo
4-Bom atendimento

Não é fácil, mas também não é impossível, com um pouco de organização, dedicação, paciência e atenção se consegue agradar o bom cliente ou então no mínimo entrar num consenso com o mala.

O cliente e o serviço:
Às vezes ele nem sabe realmente o que quer, inventa layouts toscos e inviáveis pra serigrafar, que ao vivo, depois de prontos... Darão um tremendo trabalho e ficarão ridículos... Nestes momentos o melhor é o bom e velho diálogo explicativo, use de sua experiência pra poder sugerir algo mais apropriado para a tiragem/tamanho/disposição das peças e também pra sua capacidade de produção... Mas, se a estampa que ele quer fazer já está corretamente definida, meio caminho já está andado... Mãos à obra e bom trabalho.
Há cliente que quer camiseta com qualidade profissional a preço de promocional e além de tudo pra ontem!!! Se não ficarem bem definidos e transparentes estes parâmetros, no final a corda vai arrebentar para o lado do mais fraco! Ou seja, para o de quem estiver errado (recordando-te a nojenta frase de que o cliente sempre tem a razão).
Identificar quem é um bom ou mau cliente também é algo muito pessoal, tendo em vista que cada um tem seus próprios valores pessoais. Uns acham que o bom é o que paga certinho, outros creem que é o pouco exigente... Tem até quem julge absurdamente pela aparência ou pela roupa...
Mas uma coisa é certa! Não há maneira de trabalhar apenas com quem você tem afinidade. Se fosse assim eu "tava lascado"... Só mamãe compraria minhas camisetas!

1- O Preço.
Normalmente um ou outro, desvaloriza a prestação do serviço serigráfico, neste momento você não deve mesmo render-se e aceitar fazê-lo por um valor menor do que está de maneira justa querendo cobrar, pois quando o troço começar repentinamente a dar pepino, meu chapa, você vai esquentar a sua cabeça por aquela mixaria mesmo. Daí não adianta reclamar...

E a eterna mania de pechincha?
Se você cobrar 30 numa camiseta o cara pede pra fazer por 20... Se você cobrar 20 o cara pede por 15... Se você cobra 10ão... Mesmo assim o pechincheiro quer desconto. Cobrando 20 formaremos clientela que paga 20... Cobrando 10 atrairemos quem só está disposto a pagar 10... O mercado generalizadamente é assim, tem boteco que cobra 10 pela mesmíssima  "Antártica" que no concorrente custa 5... Pra ambos tem clientela. (claro que existe uma base pro valor, não dá também pra querer cobrar 100 reais por uma camiseta que notoriamente não vale nem 20, devemos mostrar o mesmo bom senso que exigimos).
Então analisa se adianta querer "ganhar na quantidade", concluo veementemente que vale bem mais a pena fazer dois serviços de "50" do que três de "35"... Você gasta menos, trabalha menos, se estressa menos e no fim ganha mais!!! É só fazer as simples contas... Se o teu concorrente quer fazer o mesmo serviço por miseráveis "20ão"... Boa sorte pro otár... Quer dizer! Pro futuro falido mau negociante.
Sem bom investimento não há evolução no ramo, pra isso precisamos de dinheiro mesmo. E também queremos lucro! Não podemos ser hipócritas e negar o fato de que uma piscinona lá nos fundos de casa iria ficar show! Se um dia vou ter não sei. Só sei que o cara que cobra "20ão", a menos que acerte na loteria, não vai.

2-A qualidade
Bem, este é um requisito que depende exclusivamente de você, estar sempre atualizado é um dever de qualquer bom profissional... Resumindo a história acredito que um bom resultado num impresso serigráfico depende no mínimo da atenção aos 5 seguintes fatores: conhecimento da técnica, dedicação, muita atenção, capricho e uso de materiais de primeira linha (que garantirão e valorizarão seu trabalho), não menos do que isso.
Se habitue em apresentar sempre o melhor de si, fazer as coisas descaprichosamente pode virar um vício laboral que de repente nunca será sanado.
E necessita também muito treino... Um destacado esportista/músico/pintor/ator... Não o é à toa, sem muito treino e exaustivo estudo diário. Na serigrafia como profissão, hobby ou arte não seria diferente. Mas faça isso apenas se lhe der prazer em formar aqui ou ali uma carreira. Caso contrário, se está no negócio só pra tirar um troco sazonal, desconsidere tudo isso que eu disse.

3-O Prazo
Sempre falo quando me apressam... Você quer o serviço rápido ou bem feito? Pois odeio trabalhar sobre pressão!
O serviço serigráfico é sempre fixo, se você tem capacidade de produzir mil peças de determinado tipo por dia, não produzirá jamais 1500...
Se organize e marque num caderno sua capacidade produtiva, por exemplo: "estampa de três cores 120 unidades por hora", "nove cores 30 unidades por hora"... Baseando-se a partir deste teu pequeno guia você pode dar um prazo aproximado pra entrega, sempre chutando pra mais, uma defesa no caso de uma eventualidade surpresa.

Dica pro funcionário:
Muito cuidado com as horas extras que só enriquecem o patrão... Se não ficou rico trabalhando 8 horas por dia, não ficará trabalhando 10, se quer ganhar mais, negocie um aumento ou troque de emprego. Se acaso sobra serviço no final do expediente é porque a empresa está de vento em popa, solicite um ajudante! A fadiga por excesso de trabalho resultará em problemas físicos e psicológicos... Diminuirá seu IMPAGÁVEL momento de lazer com amigos e família, chegará exausto em casa e não prestará as devidas obrigações conjugais com a "dona encrenca"... O Ricardão pode tomar teu lugar enquanto puxa freneticamente o rodo na firma mermão! hehê! Deuzolivre!

4- O bom atendimento 
Obviamente por melhor que seja o preço e a qualidade de uma comida, eu não vou retornar ao restaurante se nele eu for mal tratado! Mas...
As relações interpessoais humanas não são uma coisa que se aprende no "Blog Yarru!" Vem do berço e da sua maneira pessoal de tratar bem as pessoas e se comunicar.. Uns tem maior facilidade e outros menos... Definitivamente ser simpático (ou falso) não é o pré-requisito que formará um bom serígrafo... Isso "nós vamos estar deixando" para os vendedores de carro/seguro/plano de saúde...
O que posso garantir é que a apresentação de seu ambiente de trabalho mostrará gritantemente quem você é... Uma sala serigráfica limpa, bonita e organizada resumirá a primeira impressão sobre o profissional.
Bastando então tratar o cliente com muito respeito... Afinal de contas ele tem que ser seu amigo, não aquele que vai te levar pra almoçar na casa dele no final de semana... Mas um amigo de um relacionamento profissional...
A sua prestação de serviço será melhor se existir nela uma "pós-venda", comunicando o que ficou bom no impresso e até o que pode ser melhorado futuramente... Essa é uma espécie de parceria que fidelizará a sua clientela.

Resumindo tudo isso...
O cara não vai numa empresa porque ela é do lado da casa dele ou porque tem uma recepcionista atraente (alguns vão, né?)... Ele cruza a cidade atrás de um produto bom, barato e o mais rápido possível. E ainda assim se te achar gente boa!

Este texto lhe foi útil? Foi uma M*rd@? Agradaria-me se colocasse aí seu sincero comentário!

18 comentários:

mmarcelino disse...

gostaria de encaminhar esse artigo para o comitê editorial da Revista Empresário Serigráfico... você pode encaminhar via e-mail com seus dados nome e e-mail... Envie para mmarcelino@serinews.com.br

Carlos Alberto disse...

Gostei muito da narrativa e quero acrescentar uma 5ª opção.
O cliente investigativo, que pode ser aquele que vai copiar ou difamar o seu negócio. Pode ser até um concorrente seu que está em apuros e resolve dar uma bisbilhotada.
Parabéns pelo blog.

Rick disse...

É basicamente isso mesmo que acontece, se você vende a camisa a R$30 a pessoa reclama, acha que esta muito caro, se você vende a R$25 ela quer que você venda por R$20 e assim sucessivamente. Eu estou tentando ganhar experiência nessas coisas de relacionamento com o cliente. Eu tento evitar tudo aquilo que um vendedor faz pra espantar um cliente, como por exemplo: uma sapataria... O tipo de abordagem desses vendedores espanta qualquer um. Procuro deixar os clientes bem a vontade, não fico em cima e quando a pessoa quer saber alguma coisa ela vai até mim. Não sei se é a maneira correta mas é como eu gostaria de ser tratado em uma loja... Não gosto de vendedor em cima de mim.

teo disse...

CARA FALANDO SÉRIO, PARA MIM VC É UM GRANDE MESTRE MEU IRMÃO. ADOREI ESSE DESCRIÇÃO SUA, PARABÉNS.

AGORA BROTHER UMA PERGUNTA, QUAL É A MARCA E "SÉRIE" DA EMULSÃO A BASE DE ÁGUA QUE VC USA PARA CROMIA?

QUAL É O MODELO DA SUA IMPRESSORA HP POSTSCRIPT?

TODO DIA EU VISITO SEU BLOG PROCURANDO INFORMAÇÃOES SOBRE SERIGRAFIA, INCLUSIVE JA BAIXEI TODOS SEU VÍDEOS PARA O MEU PC.
VALEW!!!!!!!!!!!!!!

TÉO SILK

Equinox Camisetas disse...

Cara achei esse blog no maior "sem querer"mas a cada post fico impressionado com a capacidade desse cara de expor o lance!Parabens pela iniciativa!

furriel disse...

Cara show de bola, estou iniciando no ramo de silk, e aprendendo muito contigo.
você acredita que um amigo pechinchou 3 reis que eu cobrei para estampar alguns coletes para ele kkk
assim não dá para crescer.
o pior cliente que se pode ter é o amigo, este acha que tudo tem que sair quase ou de graça.

silkdesign disse...

'falo bastante ,mas disse tudo'
parabens brother

add la.
xjams@hotmail.com

marcus disse...

Muito bom o blog, minha primeira visita add aos favoritos! É isso aí brother a arte vai além de ficar passando rodo, o relacionamento c/ o cliente pode render muito mais do que apenas um servicinho. A serigrafia do Brasil precisa de gente assim, parabéns!
IRON HORSE BORN TO LOSE

Alexandre disse...

Gostei muito das suas explicações,moro em pinhais gostaria se possivél fazer uma visita à sua serigrafia.
eu nã achei seu endereço.

Me disse...

Não tenho serigrafia, trabalho como funcionário em uma empresa...

Elaine disse...

Vc. é fantastico!!!! Estas dicas são muito importante para pessoas que como eu estão engatinhando no ramo da serig.Continue nos ajudante, sua experiencia é muito gratificante. abrcs.

Elaine disse...

Vc. é fantastico!!!! Estas dicas são muito importante para pessoas que como eu estão engatinhando no ramo da serig.Continue nos ajudante, sua experiencia é muito gratificante. abrcs.

Anônimo disse...

oi! eu demorei a te encontrar mais fiquei muinto sastifeito em ler tudo q vc coloco no seu sayt passo a passo desdo modo de trabalha até o seu modo de pintar eu estava muinto desatoalisado foi só ver seus trabalhos no yotube pra ficar motivado a tentar coisas novas como a policromia vc tem um talento nato uma coisa só sua que ninguem pode imitar. so tenho que te agradecer por tudo que aprendi nesse tempo que te aconpanhei. espero ver coisas novas vindo de vc.
so sei diser que aprendi muinta coisa com vc. ate mais

Agape disse...

É verdade mano, não adianta ter um bom resultado final o cliente é e pode ser exigente e ele quer o pacote completo. Parabéns pelo blog mestre.

Ivan - Rio de Janeiro disse...

Brother meus parabens, da pra ver em seus posts que vc realmente ama a serigrafia. Sempre muito bom ver pessoas que levam a serio o processo.

. disse...

Meu camarada!! simplesmente parabéns!!

Em todos os artigos e videos que olhei, contribuiu grandemente para meu desenvolvimento profissional. ainda mais quando vejo os vídeos acompanhando de ótima trilha sonora!!
Fábio Roberto

alvlap disse...

Estou começando agora e gostaria de uma ajuda... Não faço menor ideia de um preço justo. Por exemplo tem um cliente em potencial que quer uma estampa chapada tamanho a4 na frente e tbm atrás, e um nome na manga... Qual o preço que na sua concepção seria justo? Desde já agradeço a atenção. Abs.

André

Yarru! disse...

sobre valor é algo complexo que mereçe uma postagem á parte!

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me