About

A_tensão!


Desde que iniciei os minha atividade com silkscreen já fiz todo tipo de erros, tropeços, cagadas... Um dos últimos foi que eu segurava um pote de tinta na mão esquerda, o substrato que eu estava pintando ameaçou cair no chão e eu levei um susto, no reflexo pra segurar a peça joguei metade do pote pra cima da minha camiseta...
O relato seguinte me fez lembrar o quanto vulneráveis somos à errar, principalmente se não tomarmos a devida atenção em todas as fases do processo de estampagem. Neste caso acertei todas as fases... Cor correta, tamanho, tela devidamente revelada, registro ok... Porém errei na primeira parte... Erro cráçico de ortografia na arte final!
A palavra Brasil em inglês é com "Z", portanto brasileiro é "brazilian"... E eu digitei com "S"!!! Era uma discreta frase pequena no final de uma estampa tamanho A3.
O cliente, com todo o seu racional direito, me disse que se não tivesse como concertar, teria que jogar fora todas as 25 camisetas, pois não iria divulga-las com essa frase (e ficar com fama de inguinorante por um erro alheio), refleti que teria que dar um jeito de arrumar ou me daria muito mal.
Na serigrafia o problema não é tanto em errar, mas sim em não poder arrumar o erro, na maioria das vezes conseguimos reparar os defeito...  Porém, quase sempre dá um trabalho considerável, e sempre dá perda de tempo, neste caso demorei umas 3 horas de serviço para fazer todas as camisetas, entre arte final, revelação de matriz e estampagem... E para concertar foram mais umas duas... assim perdemos material e tempo, como consequencia o lucro diminui ou até desaparece.



Na prática:

1- Com uma caneta para tecido pintei a letra errada apagando-a
2- Fiz um registro no berço, utilizando uma pequena tela como base, para saber onde estampar corretamente a nova letra.
3- Revelei uma tela apenas com a letra Z
4- Uma à uma fui pacientemente acertando o que não deveria estar errado

O resultado neste caso foi positivo e não teve rejeição pelo cliente.

Evitando erros mais comuns na serigrafia:
Arte final - Erro ortográfico, separação errada de cores, dimensão diferente da solicitada,
Revelação da matriz - Tempo errado de exposição, arte torta ou até invertida
Registro - Estampa torta, desencaixe das cores
Estamparia -  Borrões, tonalidade,
Cura - Queima do substrato pelo sorador térmico... Et cetera...



9 comentários:

Igor Tasso disse...

Olá, Boa Noite !
Estou com um serio problema para revelar e estampar cromia ! Comecei a fazer esse trampo "Muito Louco" e na minha opinião, ta longe do Ideal.. :s
Estampa chapada sem problemas, mas na cromia, ta osso !
a Matriz não revela bem, já gastei emulsão pra c... alterei tempo de luz.. já tentei de tudo mas tá realmente complicado de conseguir revelar ! Tem tela que sai qse perfeita, tem tela que estoura ou nao revela nos lugares mais escuros e com maior numero de reticulas !
Emulsão usada HB38 + Diazo H
Lampada Halogênea 300W (não acho uma com potencia maior aqui, :/ )
Distancia da luz 50 cm +/-
Se você puder me dar uma ajuda, eu agredeceria muito !
Desde já obrigado e BELO, MUITO BELO TRABALHO E BLOG !

Email p contato : jefferson.w.leite2@hotmail.com

Marcio Marins disse...

Fala meu amigo, bom dia!
Estou começando na nobre arte da serigrafia. Tenho devorado seus posts e vídeos. Seus trabalhos são perfeitos.
Tenho tentado fazer cromias, mas a revelação de matrizes está sendo meu calcanhar de "Aquiles".
Tenho uma impressão de qualidade e sigo as angulações de cores e padrões de retículas mas usadas e mesmo assim ta difícil.
Estou descobrindo mais coisas a cada erro. Troquei a emulsão verdinha pela a Decafilm PA com Diaso 5.
Comprei produtos desengraxantes e tiradores de manchas para melhorar as telas.

vou trocar a luz tubular pela alógena. Mais ainda tenho dúvidas com relação as camadas de emulsão de cada lado e com relação ao jato de água. Além de várias outras.

Geralmente dou uma demão por fora e outra por dentro da tela e retido o excesso. Mas parece que fica uma camada muito fina.

Tenho que esperar secar um pouco para aplicar uma segunda demão?

Tenho que usar aquele dosador na borracha d'agua?

O lazerfilm é a mesma coisa de papel vegetal?

Grande Abraço!

Marcio Marins disse...

Olá Meu amigo bom dia!
Estou iniciando no ramo e tenho encontrado algumas (muitas, na verdade) dificuldades. Tirando todo o processo que já é trabalhoso ainda tem a questão do preço das malhas. Aqui, no Rio de Janeiro, está difícil encontrar camisas com um preço razoável.
Hoje consigo uma camisa lisa de malha 30.1 de algodão no valor de R$8,00. Então quando coloco os custos em cima o preço final do produto vai lá pro alto.
Com uma camisa neste preço e tendo em vista que não tenho custos fixos (água, luz aluguel e etc) quanto você acha que deveria cobrar por uma camisa branca com estampa 2 cores tamanho A4.
Sei que é meio relativo e que também estou comentando em um post com um tema diferente, mas realmente isso tira meu sono.

Em tempo: Tenho "devorado" seus posts.. muitas dúvidas já foram sanadas aqui. Ontem montei uma mesa de luz baseado em um post seu sobre policromia no qual você falava sobre a luzes e exposição.

Um grande abraço!

Andrezinho Silkscreen disse...

O que a experiência é capaz de arrumar. Se fosse eu, com certeza, teria entrado em desespero e não saberia o que fazer,rs. Em poucos dias devorei seu blog, é sensacional, muito bom mesmo. Estou iniciando na serigrafia e não me vejo fazendo outra coisa da vida, mas ainda tenho muito o que aprender. Posso tirar duas dúvidas com você?rs

1 - Compro tinta da marca gênesis e vi que tem um post sobre isso aqui, mas você usa a tinta (base de água sericryl) do jeito que vem de fábrica ou costuma diluir?

2 - Em tecidos de algodão escuro (camiseta preta) quando utilizo uma tinta a base de agua, antes preciso fazer a cobertura com o branco? Fui fazer uma camisa do Rage Against the machine e o vermelho não pegou bem no tecido preto não. :/

No mais, muito obrigado pelo seu blog. Tomara que sempre continue postando, vc é fera.

Anderson SA disse...

Já fiz essa merda mas tive sorte pq o clinte já tinha aprovado a arte senao tava lascado, kkkkk

O aprendiz de Morte disse...

que bom que você esta de volta.

Unknown disse...

Cara!

Estou querendo entrar no meio da estamparia.

Conheci seu blog hoje, nunca vi nada parecido, muito bom parabéns. As trilhas sonoras dos videos são demais. E os textos bem didáticos.

Renan Tameirão disse...

Gostei bastante, mas não entendi uma etapa, quando você fez o registro com a tela pequena para saber onde o "z" deveria ficar, isto só serviria para a primeira camisa não? Como você colocou as outras 24 camisas exatamente na mesma posição da primeira para que ficassem alinhadas com a revelação?
Se tiver como postar um Vídeo mostrando agradeceria muito. Parabéns pelo blog de toda forma, muito instrutivo.

INÁCIO NEHMY disse...

Cara, que foda já quebrei a cabeça ainda mais quando é pra adicionar aquele mundo velho de nomes que levam uma ortografia agringada, tipo Klevelyn, Dayanne, Yudnayra ai é osso!! Mas arrumei uma maquininha chamada tira-mancha o reparo consiste em apagar a letra errada ou parte da palavra com a máquina que atira um jato fino de água ou álcool em cima da letra e apaga aos poucos, depois gravo outra palavra e encaixo no olhometro.kkk mas fica perfeito.

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me