About

Silkando etiquetas! "tagless label"

Pra serigrafar a etiqueta no verso da camiseta é fácil, deste  modo o cara pode criar umas estampas próprias e inventar uma marca  nova sem muitos recursos, dando um toque de profissionalismo no produto que na verdade é bem artesanal...
No mesmo berço que estampamos a frente da camiseta nós a posicionamos pelo avesso e mandamos ver... Reparem no vídeo abaixo que utilizei uma telas com vários logos diferenciados, cada um tinha como diferencial os tamanhos pra ser estampado em cada peça relacionada... P, M, G, GG...

Two and a Halftone... Charlie Sheen reticulado ao som dos ingleses ToyDolls

Muitas marcas preferem estampar direto na camiseta em vez de usar etiquetas (pode ser também usado transfer), tendo como vantagem a praticidade na aplicação rápida, e o conforto pra quem não gosta de um "coisinha incômoda te roçando na nuca"!

Obviamente existem alguns segredinhos pra que não fique mal estampado...
Temos que primeiramente prestar atenção e deixar corretamente posicionado, ao centro e com uma distância não muito afastada da gola, uns 2 ou 3 cm.
A tinta tem que estar com a viscosidade no ponto, se muito diluída faz com que transpasse para o lado externo da malha, aparecendo no verso e desvalorizando seu trabalho, se pouco diluída pode ficar falhada e pode não passar a mensagem necessária...
A pressão do rodo também deve ser bem precisa pra que o mesmo problema não ocorra, o mais indicado é um de corte reto com 70 shores, não que com mais macios e mesmo com rodo chanfrado não dê certo também...
A tonalidade que eu pessoalmente prefiro utilizar é o cinza, que dá certo em todas as cores de camisas (exceto cinza do vídeo acima né?), no preto aparece, no azul, cor di rosinha... No branco...
Falando em tecido branco... Esse é uma caso à parte... Já é até bom antecipadar pro cliente que a etiqueta silkada deixa marcado o lado externo com certeza plena, mesmo se a cor usada não transpassar, pois o que provoca este defeito é no caso a transparência do tecido, até usando tinta branca aparece... No vídeo abaixo podemos notar em parte isso...


Mr. T-Shirt... Quem se lembra do Bê-á! Do Esquadrão classe A?
 
Quando a serígrafo já estiver mais familiarizado com as estampadas do dia à dia, pode arriscar e estampar a etiqueta interna sem virar a camisa do avesso...
Obviamente deste modo economizamos tempo pácarái, só que essa economia pode virar prejuízo acaso alguma "zica" ocorra... Tipo, estampar falhado e não conseguirmos dar o reprint! Ou repique se preferir... Acredite que eu consegui por diversas vezes fazer essa façanha...

Falando sobre as estampas da frente são ambas monocromia, com 15 lpi, ponto redondo, reticulado utilizando o Ghostscript... Utilizei matriz com poliéster 77 fios, rodo chanfrado e tinta base égua! Digo, base água...

 Boas estampadas a todos!!! E por favor deixe seu comentário na matéria, elogios, criticas, sugestões, nem que seja um olá!

Seja camarada e curta a Página do Yarru! Silk'n'Roll no Facebook
Receba atualizações de matérias sobre o vasto mundo da serigrafia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Armando parabens!!!!!!!!!!!
ARMANDO eu queria uma DÚVIDA e tb uma DICA e OPINIÃO sua brother;

* AQUELA ETIQUETA DO VÍDEO, É SUA?
* COMO FOI QUE VC FEZ PARA PARA REGISTRAR (CNPJ)?
* ONDE DEVEMOS OFERECER AS CAMISAS, E COMO DEVEMOS FECHAR NEGÓCIO COM CLIENTES?
* VC TEM ALGUM MODELO DE ETIQUETA FEITO NO COREL?
* QUE TIPO DE ESTAMPA DEVO FAZER PARA AGRADAR, CHAMAR ATENÇÃO DOS CLIENTES?
* O QUE DEVEMOS TER CUIDADO?

Obrigado pela atenção!!!!
Espero que me ajude
OBRIGADO!!!!!!

Anônimo disse...

Desculpa Armando, mas não vi minha resposta da pergunta acima rsrsrsrsr

Abraços!!!!!!!!!!

Elane Souza disse...

Oi Yarru,
deixa eu te perguntar uma coisa... A imagem que você usou para revelar a tela era vetorizada ou apenas tinha uma boa qualidade?

Ainda tenho dúvida sobre qual tipo de imagem usar, como devo trabalhar com ela para ficar assim... Especialmente com aquelas cromias que tem a retícula bem pequena; não sei onde tenho que configurar os graus para cada cor ou se isso é sempre necessário.

:)

juliano souza disse...

Bom dia.
Cara to com uma pequena dificuldade para imprimir em rericula na tela, tem algum macete q vc possa me passar, to usando tela 77 fios e emulsão da hb 50, mas ta saindo sera q estou deixando pouco tempo na maquina de luz? Me ajude por favor.

juliano souza disse...

Bom dia.
Cara sera q vc pode me tirar uma dúvida? Estou tentando trabalhar com reticula, porem estou tendo problemas pra passar para a tela, pois quando vou revelar na tela esta soltando emulsão em alguns lugares onde não é pra soltar, sera q vc não teria algum macete pra me passar, porque sera q ta acontecendo isso, sera o tempo na maquina de luz, to usando tela 77 fios e emulsão da hb por favor me ajude.
Obrigado.

Yarru! disse...

http://yarrru.blogspot.com.br/2009/12/diy-iniciando-uma-marca.html

neste link tem dicas de criar uma marca com sucesso!
à respeito de cmpj, aconselho ir no sebrae que lhe dá todo apoio.


http://yarrru.blogspot.com.br/2012/10/reticulas-rediculas.html
neste link falo sobre retículas e angulação

pra gravar retículas sem problema tem que usar uma emulsão boa com diazo e uma lâmpada de no mínimo 500 watts.!

DIDS disse...

Cara, ja ouvi falar que passando base incolor a tinta não transpassa para o lado externo. Se a camiseta for branca e eu passar a base incolor antes de estampar a etiqueta, mesmo assim a etiqueta fica visivel no lado externo?

Yarru! disse...

A selagem com uma base incolor pode ser a solução, o negócio é fazer uns testes para comprovar, uma dica é que faça os testes em um tecido similar ao da camiseta, antes de partir pra produção

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me