About

Quadradocromia!


Estas retículas exageradas, distantes do padrão que estamos habituados são atualmente as minhas preferidas... E tenho também reparado que na linha serigráfica de algumas marcas famosas o uso destas big retículas é usual e de excelente acabamento estético.
As vantagens são a maior facilidade de criá-las, por serem maiores fica menos complicado revelar a matriz, muito bom pro camarada que ainda não saiu do chapado e tem vontade de passar pra esse segundo passo na serigrafia...

Um aspecto visual que me agrada muito neste uso de retículas de tamanho maior é o duplo efeito da imagem, esta de perto é bem pouco detalhada, o destaque são os enormes pontos que tentam formar a imagem... Mas visualizado à uma distancia maior a imagem de meio tom fica tão perfeita quanto uma foto, alterando a percepção por nosso campo de visão, numa ilusão de ótica... Isso dá personalidade à estampa e chama a atenção do espectador pra este detalhe.

Na prática: este silk da cantora alemã Nina hagen!  foi reticulado artisticamente via software (neste caso com o CorelDraw), depois de baixada uma foto famosa dela da net, dei uma boa reamostrada/limpada/equalizada na imagem... Transformando-a também em meio tom (tons de cinza). Essa é uma etapa importante, pois se a foto baixada da net for direto pro papel não dispõe de resolução suficiente, esta deficiência reflete negativamente no resultado final...
Os pontos da retícula podem ser de formatos diversos, redondos, elípticos (ovais)... Transformando em imagem nomocromática no corel também temos as opções de linha/em crux/quadrado/fixo 4x4 e 8x8 etc... Disso pra uma imagem mega original pra serigrafar é só um pulo com a imaginação.
Escolhi uns pontos quadrados, com 0º de inclinação pra que ficassem alinhados horizontalmente... E com tamanho de 4 linhas por polegada, enormes... Mas, a imagem tinha um tamanho grandinho também, quase um A2.
O comando é simples... Depois da imagem pronta e selecionada vai em Bitmaps/modo/preto e branco (1bit)/meio tom... Conforme ilustrado abaixo. No pré-visualizador já vemos como ficará e fazemos as devidas modificações.

No momento de estampar, um MakeUp com as cores primárias concluiram a rudimentar "policromia"... Um irregular retângulo em cada olho (cyan e yellow) e um batonzin magenta.
O material usado foram telas com tecido de 77 fios, emulsão diazóica, rodo chanfrado, berço frio rígido (sem forro de espuma) e tintas clear para cromia. 

- lpi + tamanho: Um amigo confuso imaginou que as unidades usuais de retículas eram quanto maior, maior... Ledo engano, no nosso caso quanto maior, menor. LPI do inglês que dizer "Lines per inch", ou seja, Linhas por polegada... Imagine que numa policromia textil padrão usamos 45 lpi, tipo numa polegada (2,54cm), cabem 45 linhas de pontos de retículas... Se diminuimos o número de linhas automaticamente aumentamos o tamanho da retícula em sí... Capiche!
Boas estampadas!!!

6 comentários:

O aprendiz de Morte disse...

como faço para colocar dois tamanhos de lpi numa imagem...
e sou de recife
e gostaria de saber de vc da algum curso pois quero me aprimorar nessa arte

Yarru! disse...

Pode fazer cortando a imagem no corel e convertendo cada uma pro tamanho que queira... outro modo é uma parte fazer via software e outra no postscript da impressora... Abraços

agnusdeiserigrafia disse...

Yarru, estive vendo em algumas postagens anteriores uma tabela para angulação para cromia CMYK, porem tenho uma duvida que é sempre a angulação que esta lá, ou se tem alguma exceção, agradeço desde já pela colaboração!

nupote moda disse...

primeiramente, Parabéns, passei aqui por acaso e fiquei feliz pq vc´éh o cara. Amei seus vídeos, comentários, sua técnica e mto mais....sei que tenho alguém capacitado agora que pode
me orientar.......obrigada

nupote moda disse...

Parabéns pela organização, dicas e por sua arte, vc éh admirável..... fico feliz que encontrei alguém que talvez possa me ajudar nessa minha nova viagem ao mundo da arte... beijos e obrigada

Mind disse...

Yarrru!Rules!

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me