About

Escurecendo fotolitos.

Uma arte final, seja chapada ou reticulada, fica 200% mais fácil de gravar se a mídia estiver com o toner de modo mais escuro possível.
O positivo (termo usado para definir o filme que revelará a matriz fotográfica) perfeito terá o liner estático, com máximo de transparência na parte aberta e o máximo de opacidade na área onde deverá bloquear a passagem de luz... Isso além de  outros fatores como gramatura e estabilidade. O papel vegetal, por exemplo, não é ideal para nosso uso por sofrer alterações devido sua baixa estabilidade. Ele se deforma\encolhe\amassa com mínimo de umidade/calor/pressão, respectivamente...

Uma boa impressora com saída que garanta micro resolução suficiente para contornos sem serrilhado e pontos perfeitos já é um bom caminho... E o cartucho de qualidade pra dar conta do recado. Preferencialmente o original é o indicado, porém devido ao menor custo alguns acabam optando por um de segunda linha ou remanufaturado; e em ambos os casos a única garantia é que perderemos muito com qualidade. Mas, se essa perda for apenas em opacidade é possível minimizar o defeito escurecendo o toner que está alí impresso na arte final.

Com spray apropriado temos notória praticidade pois basta borrifar a arte com o produto. Este, extremamente volátil umedece o fotolito sem borrar e evapora em um minuto, deixando-o pronto para o uso.

O "bafon do thinner":
Neste post aproveito também para descrever uma antiga técnica caseira de escurecimento de toner no fotolito.
Já é certamente conhecida por grande parte do contingente de serígrafos, porém em várias ocasiões recebi mensagem com dúvidas sobre. Por mais que isso seja bastante corriqueiro pra maioria dos serígrafos e leitores do Yarrru! sinto que é de grande valia essa informação pra quem não conheçe.

O processo é um pouco menos simples:
1- Em uma caixa de papel com tampa você coloca o fotolito com a parte impressa virada para cima.
2- Molhe a parte de cima (interna ná?) da tampa da caixa com produto de limpeza de tintas (Solvente vinílico ou restaurador de blanquetas), espalhando pela superfície total com um paninho.
3- feche a tampa fazendo com que a evaporação de produto fique próxima do desenho e enegreça a arte, isso demora uns 3 minutos mazomêno.
Este processo escurece o fotolito da mesma maneira que qualquer spray, só se deve tomar maior cuidado para não deixar diretamente em contato com a arte,molhando-a, assim ela irá borrar. Outro fator negativo é que sua composição contém benzeno/tolueno, que faz mal pro cidadão que dá uma bolinha, portanto não o inala né?



Curta a FanPage Yarrru! no Facebook

4 comentários:

Alexandre Campos - Taubate SP disse...

Cara... Parabéns pelo blog. é o material mais completo que encontrei na net, continue assim. Muita paz, e felicidades.

Leo disse...

Boa tarde meu amigo,
venho acompanhando seus artigos a um bom tempo, acho seu trabalho incrivel ,muito bom mesmo, me inspiro em você ! quero chegar um dia ao seu nivel, você esrtá de parabens !

minha pergunta é a seguinte, seus berços são de metal ? ou de mdf ?
tenho uns berços forrados com espuma e um tipo de lona, acho que isso atrapalha muitos trabalhos.

qual seria seu conselho...

Yarru! disse...

na minha opinião o berço quanto mais rígido e plano melhor a definição, já usei berçõs forrados, mas acho eles muito ruins, uma dica que dou é que tire os forros de espuma e deixe só o corvin colado sobre a madeira...
a espuma é eficaz para aumentar o depósito de tinta, mas gera mais desagrados do que vantagens...

Rorschach disse...

Há há há há há há há há há... Eu costumava comprar o enegrecedor (R$18,00/200ML) Vinha em uma lata spray, mas como acabou e estava em falta na loja resolvi fazer esse processo que eu já conhecia mas não levava muita fé. Resultado: SURPRESA!!! O enegrecimento ficou ainda melhor com este processo. Sem contar que eu usei solvente vinílico, como eu trabalho com adesivos também eu tenho aqui aos montes... Sem dúvida sai muito mais em conta!!!

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me