About

Tempo de Exposição!

Uma maneira simples de descobrir o tempo de sua gravadora.

A mesa de revelação não é nada mais do que um caixote com uma luz em baixo e um vidro encima... Desmistificando muitos palpites que ouvimos diariamente sobre como ela deve ser cito o seguinte:

O que não devemos levar muito em conta:
1-Tanto faz se ela é aberta nas laterais ou fechada, a luz não vai fugir correndo pelos lados...
2-Se acaso for fechada, a cor que deve ser pintada o interior também não interfere no brilho da luz, pinte da cor que combine com seu atelier...
3-Revestir com papel alumínio só se for uma boa de uma tainha recheada, esse procedimento não vai dobrar a potência da lâmpada...
4-O vidro tem que ser apenas duro o suficiente para resistir a pressão da tela sobre ele, seu diâmetro depende da largura da mesa, mas posso afirmar que vidros comuns de 6 ou 8 milímetros são perfeitos. O vidro deve ser incolor e não há necessidade de ser temperado.
5-O calor gerado pela lâmpada não vai jamais "estourar" com o vidro da mesa, primeiro estouraria o vidro protetor do holofote; ou a própria lâmpada, que é uma cápsula de vidro não temperado... O que faria um vidro rachar é um choque térmico, que dilata um lado do vidro mais rapidamente que o outro... Tipo quando você enche um copo frio com café quente...
6-O sol é realmente o maior holofote que dispomos, porém como ele não tem interruptor de liga/desliga e nem trabalha em dias de chuva ou de noite... Evite usá-lo. Hehê!

O que podemos levar em conta:
1-O tipo da lâmpada que será usada... Quanto mais rica em radiação ultravioleta melhor, uma lâmpada de qualidade é realmente cara, pode custar 5, 50 ou até 500 reais... mas acredite que faz uma gritante diferença...
2-Capriche na rigidez da mesa, para que não balance e comprometa com a revelação por conta de um parafuso frouxo...
3-A recomendação lógica da distância da luz em relação ao vidro é que deve ser proporcional ao diâmetro da tela... Ex: uma mesa pra revelar tela de 40/50 cm deve ter uma distância de cerca de 50 cm entre a arte e a lâmpada... Cuidado com vários pontos de luz...
 4-Uma boa fixação da arte entre o vidro e a matriz fará com que a revelação saia sem falhas, se a reveladora não for uma prensa à vácuo, o melhor então é utilizar uma espuma opaca que encaixe certinho no interior da matriz, pressionada por algo plano e rígido, seja uma tampa fixa ou um peso móvel...
5-Opacidade da área preta da arte e transparência do filme quanto maior melhor...
6-Emulsão e sensibilizante apropriados. Seja diazo, bicromato, fotopolímero...

Na prática vamos então descobrir o tempo de exposição ideal...

A emulsão devidamente sensibilizada deve ser aplicada uniformemente na matriz, bem seca na posição horizontal em local escuro, com fonte de calor que não ultrapasse 50ºc, para que não ocorra o endurecimento térmico da emulsão...
Colocando bem firme a matriz na mesa ligue-a e deixe por exemplo 7 minutos....
Revele a tela molhando-a dos dois lados durante um tempo para amolecer a área que não foi exposta à luz, e depois com um jato suave até abrir todo o desenho...
Se abrir fácil demais, e a emulsão soltar em um ou vários pontos, é porque tem que aumentar o tempo... Isso é chamado sub-exposição, ela ocasionará uma emulsão fraca que vai durar pouco; e provavelmente ocorrerá a formação do que chamamos de "véu", que é uma fina camada de emulsão que escorreu e secou na área da matriz que deveria ficar aberta.
Se demorar abrir, ou mesmo não abrir... Isso chamamos de super-exposição... A matriz não revelará traços finos... Temos então que diminuir o tempo...
Vamos fazendo isso até descobrir o tempo que revela perfeito... Este será o tempo usado para revelar suas telas...
Mudou a emulsão ou sensibilizante... Muda o tempo.. Camadas mais espessas de emulsão requerem um pouco mais de tempo na mesa... Nylon amarelo ou âmbar tem que ficar exposto cerca de 30% mais de tempo que o branco... Portanto quando encontrar o tempo ideal para "X e Y" anote em uma lista para que não esqueça...




Para não perder suas telas preste bastante atenção em todas as etapas da confecção da matriz... Da mistura dos químicos até a preparação da arte final... Se um detalhe for ignorado pode ser que tudo de errado...
Boa sorte! E qualquer dúvida comente aí no post!









Curta a FanPage Yarrru! no Facebook

49 comentários:

Drekell disse...

Me aventurando na cromia rsrsrs. Que emulsão devo usar para revelar cromia numa reveladora de lâmpada alogêneo de 500 wats?

Me disse...

Emulsão para cromia, pode ser diazo (13 min), bicromato (3 min) ou fotopolímero (10)...

GigioBahia disse...

Como todo novato que se preze tenho "n" dúvidas, e como você explica tudo muito detalhadamente (até melhor que alguns cursos por aí afora), tô disposto a te explorar. Brincadeiras à parte; o lugar escuro para preparar e revelar a tela pode ser com luz amarela? A mesa reveladora feita em casa pode ser com lâmpadas fluorescentes normais de 20W (4 p.ex.)? Value!

Me disse...

Pode ser com luz amarela, vermelha, azul... o importante é que tenha mínima emissão de raios UV... No caso de emulsões com bicromato o cuidado tem que ser minucioso... Já as sensibilizadas com diazo, que são as que eu mais tenho hábito de usar, não há muito a nescessidade de ficar escondendo muito a tela de qualquer luz, manuseio-as numa sala iluminada por uma lampada incandescente de 60w...
Com lampadas fluorescentes que citou, acredito que gravem telas emulsionadas com bicromato numa boa... Ainda não usei, mas já ví serígrafos gravarem boas telas com essas "lampadas frias", até mesmo aproximando-as um pouco mais do vidro, pois sua área de ação é maior devido à seu formato cilindrico e comprido... valeu guri!

Anônimo disse...

Olá!

Gostaria de saber se essa técnica da para fazer impressos de convites em papel de 180g??!!!E se dá, qual tinta de usar??!!!


Desde já agradeço!!!!!!!!!!

marcos disse...

lendo sobre mesa de luz, vi que grande maioria indica lampadas megapowerplus ricas em uv. montei uma caseira com 200w. Não entendo muito, mas ja ouviu falar de lampadas UV germicidas, eu uso num filtro para meu aquario, serve para matar microorganismos. Não entendo muito de espectro luminoso, mas será que essas lampadas não poderiam ser utilizadas para gravar as telas? O lado ruim dessas lampadas UV é que devem ficar "escondidas", uma vez que podem causar queimaduras na retina, segundo os fabricantes.

THARTES disse...

belo artigo parabens !
gostaria de saber que tipo de lampada vc usa pra revelar suas telas eo tempo de exposicao ?

Yarru! disse...

Uso holofote halógeno, no 500w 13 min diazo e 3 no bicromato... 1000 wats 3 min diazo e 1 bicromato... Falou!

THARTES disse...

muito obrigado pela resposta !
gostaria muito de ver um video seu com as etapas de revelacao !
tenho uma mesa com flourescente revelo 1 minuto bicromato,mais to querendo usar diazo pra fazer simulado!
qual seria a distancia ideal do vidro telas 50x60?
Obrigado por compartilhar seu conhecimento !
postei seu blog em um forum americano os caras gostaram, parabens !

Anônimo disse...

olá..eu estou me aventurando nesse ramo de serigrafia.gostaria de saber se preciso de uma estufa para secar o quadro,ou o que preciso pra começar uma fabricaçao assim,tipo fundo de quintal.rsrs

Yarru! disse...

o basico a gente faz com equipamento básico... uma tela, quimicos, mesa de luz e berço... o ideal é procurar um curso que vai te tirar as dúvidas na prática, senão os cosntantes erros vão te desanimar.

Fabricio Criart disse...

Olá, na sua opinião, qual o melhor metodo de imprimir policromia, no sistema de carrossel ou em mesa corrida, sendo que a tinta e base agua. Desde já agradeço e parabenizo pelos otimos videos

Yarru! disse...

Vai do gosto do cara! carrocel limita o numero de cores né? se for pra 4 só 4! mas é perfeito pra um local pequeno...
Eu pessoalmente acho o berço corrido mais dinâmico!

Fabricio Criart disse...

Amigo, Será possivel gravar tela emulsionada com diazo com esses refletores de 500W halogeno? ou para esse tipo de luz o bicromato e mais indicado,já que os mesmos não relatam a presença de raios uv.
mais uma vez obrigado e sucesso.

Anônimo disse...

ola!! cara, vc poderia indicar algum curso pra iniciante.. video aula.. sei la.. eu to na fase dos constantes erros.. to meio q desanimando... mais eu curto pra caralho isso.. valew

Yarru! disse...

Lendo nosso blog tenho certeza que desmistifica quase tudo no que envolve a serigrafia....
Mas quanto à um curso, tem o online da "young colors" do companheiro Márcio, que a décadas se dedica ao silk...


www.youngcolors.com.br

Yarru! disse...

Um curso de responsa, com suporte e profissionalismo... Do companheiro Márcio Fernades
www.youngcolors.com.br

INFORDESIGN disse...

oi sou novo aqui queria saber como se faz cromia indexada.

Yarru! disse...

Inicie na cromia comum... depois de alguma experiencia parta pra algo difícil...

Estamparia Fixação disse...

Brother... boas!!! vendo os comentários da galera , fiquei intrigado!! qual a marca e tipo de emulsão que vc usa para tecidos e qual voce indicaria para solvente (vinilica)com diazo vc falou que usa lâmpada halógena de 500 e 1000 qual o tempo que você usa ai para diazo
abraço.
Seus posts são ótimos guias mesmo pra quem já está no ramo, a gente aprende a cada dia ...um degrau de cada vez

Yarru! disse...

Pra tecido uso HB decafilm PA com diazo de 5 gramas...
na halogena de 500W grava em 13 min, na de 1000W em 3...
Pra facilitar Tem a emulsão unifilm da hb, serve pra base água, solvente, plastisol... è fotopolímera, não precisa sensibilizar...

Jésus Alves de Almeida disse...

Ola, muito bom os seus post amigos.
Parabens.
Tenho uma duvida no momento, estou começando no ramo, mais já pesquisei muito pra evitar muitos erros, é claro que na pratica é outra coisa né.
Mas enfim,cometi o primeiro, fiz uma "mesa reveladora" Uma caixa, 30cm altura,e de lateral é 70x70, O ideia seria colocar lampadas com muitos watts, ou com alta idice de uv néh ,acho q agora pela estrutura da caixa q eu fiz, nao posso colocar qualquer lampada( acho que pelo agulo, distancia e tal), e lampadas em barra q achei pra encaixar nessa medida, foi a de 60cm fluorecente de 20watts. estou querendo colocar 8 dessas no fundo da caixa. o que acha, vai funcionar ?

Jésus Alves de Almeida disse...

Ola, muito bom os seus post amigos.
Parabens.
Tenho uma duvida no momento, estou começando no ramo, mais já pesquisei muito pra evitar muitos erros, é claro que na pratica é outra coisa né.
Mas enfim,cometi o primeiro, fiz uma "mesa reveladora" Uma caixa, 30cm altura,e de lateral é 70x70, O ideia seria colocar lampadas com muitos watts, ou com alta idice de uv néh ,acho q agora pela estrutura da caixa q eu fiz, nao posso colocar qualquer lampada( acho que pelo agulo, distancia e tal), e lampadas em barra q achei pra encaixar nessa medida, foi a de 60cm fluorecente de 20watts. estou querendo colocar 8 dessas no fundo da caixa. O que vc acha ? vai funcionar com essas lampadas ?
PS: quero revelar tela para pintar camisas.
Vou usar geralmente telas de 30x30, posso variar dependendo da necessidade.
Pra mim, alguns minutos de diferenca no tempo final de revelar nao vai fazer muita diferenca agora.

Yarru! disse...

Jesus: Se colocar lampadas que cita na caixa vai funcionar sim, desde que seja emulsão sensibilizada com bicromato, estas revelam com qualquer lampada... Só que quanto mais Watts mais fácil é de gravar a tela!

Só preste atenç~]ao pra poder acertar o tempo de exposição... Abriu rápido? aumenta o tempo na próxima... Não abriu? diminui... Simples!

Anônimo disse...

Opa, boa noite grande!
Primeiramente obrigado pela força sobre serigrafia.
Sou iniciante e o q acontece comigo é que não está dando certo minha revelação. Estou usando uma emulsão que esta escrito assim (Diazo/Bicromato)...estou preparando com um sensibilizante (100ml de emulsão+10ml de sensibilizante)...a aplicação com calha não está dando mt certo, não fica uniforme quando seca, estou aplicando duas maos por fora e dentro, e raspando uma por fora e dentro tb com uma iluminação envolvida por papel celofane amarelo, fica bem escuro o quarto. Quando eu revelo ta indo bem, com uma lâmpada de 37W fluorecente. Mas! na hora de revelar, minha emulsão está saindo com a água quando dou os jatos de leve. Devo aumentar a camada de emulsão? é a luz q estou usando para emulsionar?...o que será? rs
Obrigado!

Camaleão 28 disse...

Parabéns pelo site
e pela disposição em responder perguntas (imagino que as vezes deve ser chato repetir respostas que já foram respondidas em perguntas anteriores.
Estou começando na serigrafia, mas já faço algo (uso pessoal e experimental ainda), e posso dizer que a melhor escola (ou tira dúvidas), é a prática e os erros (seguindo de raciocínio lógico), tive gastos com emulsões, tintas e outras coisas, mas quero dizer pra o pessoal que também está começando (os que gostam de ler antes de perguntar), que é na prática que vamos saber as melhores tintas, e outras coisas.
Bom...
No mais, parabéns mais uma vez.

wilson disse...

a lampada de 37w fluorescente está muito fraca, use um refletorzinho com uma lampada de 500W ,no meu caso funciona legal, refletor a 50cm de altura, vidro 10m, 2:30 minutos de exposição

Yarru! disse...

Obrigado Wilson, sua colocação está corretíssima!
Basta melhorar a lâmpada.

Anônimo disse...

Fala fabricio.. eu tenho um carrossel novinho.. 4 cores silkmaq. Se interessar.. giiba_@hotmail.com manda um email pra mim... abraço

Anônimo disse...

Olá mestres,gostaria de orientações de como fazer uma estufa caseira,se há que existe esta possibilidade!?...muito legal,parabéns pelo blog!

Paulo Lopes dos Santos disse...

Ola yarru!Cara Parabens pelo blog!
Tenho uma mesa pequena de revelação de 80 de altura com lampadas fluorescentes de 200 w tubular duas!e telas de 40x50 so que nao to conseguindo revelar,ta saindo toda a emulção da tela quando jogo a agua.to deixando 12 min de exposição!o que será que to fazendo de errado??obrigado desde ja!

Yarru! disse...

estufa caseira..
http://draft.blogger.com/blogger.g?blogID=6925395867574670372#editor/target=post;postID=6612675766140733023;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=1;src=postname

Se a emulsão sai fácil tem que aumentar o tempo gradativamente até acertar...
Se não abre diminui...

Maicon disse...

olá estou inciando tb na serigrafia, tenho uma revelador com lampada a vapor de mercurio 400 wats qual o tempo em diazo e biocromato? e em cromia será o mesmo tempo?

Renato Roots disse...

Parabéns pelo serviço de ensino!

Renato Roots disse...

Parabéns pelo site!

Cassiano "Metalrl" disse...

Como remover emulsão decafilm PA de tela após o uso?

Steve Silva disse...

Boa noite, hoje tentei revelar uma tela com detalhes até não muito finos, mas mesmo assim não saiu. tenho uma mesa de revelar com 50 cm de distância e uma lampada de 500w. Você acha que estou deixando pouco tempo, está ficando 2min e 30 seg. Abraço

Daniel Esprega disse...

Ola, estou fazendo uma mesa pra revelar tela de 20 x 20 cm para emulsao base solvente, tecido 120 fios, quanto tempo de esposicao voce aconselha?

djtrindade disse...

Olá boa tarde, adorei o blog, será que pode me dar uma dica! tenho uma mesa de 1x1,20 e distância de 50 cm da lâmpada ao vidro, uso lâmpada de vapor de mercurio e emulsão HB, desde que comecei a usar essa mesa não consigo gravar uma matriz com facilidade, ou estoura e ou não abre, se tornou um problema revelar matrizes, já tetei varias emulsões da Hb (diazo) a última que comprei foi a unifilm azul e também não está dando certo. Se tiver alguma dica ficarei imensamente agradecida. Obrigada Daniela

Yarru! disse...

Boa noite... de repente a lâmpada não é rica em UV... sinceramente nunca usei deste tipo de luz...
a dica que dou neste caso é trocar a lampada por um holofote de 1000 watts ou então tente revelar com uma emulsão com bicromato... que apesar de ser inferior sua qualidade tem a vantagem de revelar com qualquer tipo de luz...
mas siga a razão acima descrita...
abriu demais = pouco tempo
não abriu = tempo demais

Yarru! disse...

Boa noite... de repente a lâmpada não é rica em UV... sinceramente nunca usei deste tipo de luz...
a dica que dou neste caso é trocar a lampada por um holofote de 1000 watts ou então tente revelar com uma emulsão com bicromato... que apesar de ser inferior sua qualidade tem a vantagem de revelar com qualquer tipo de luz...
mas siga a razão acima descrita...
abriu demais = pouco tempo
não abriu = tempo demais

Estampar Brindes disse...

Ola! Estou começando e tenho uma dúvida. Comprei a emulsão Unifilm WR, mas sinceramente não sei qual lampada usar. Comprei a Photo-Flood 500wats mas parece que não é a ideal.
Utilizo holofote com lâmpada Halogena. 500 watts para a emulsao da genesis com tempo de 2:50 min. e fica perfeito.

Qual a lampada que devo usar para essa emulsao?? Onde encontro?? Será que a mesma lampada Halogena que utilizo para a emulsao da genesis serve? Se sim, qual seria o tempo de exposicao?

Grande abraço e parabéns pelos artigos!!

Lucas Ferraz disse...

Qual emulsão e qual sensibilizante devo usar para estampar traços minúsculos e desenhos minúsculos

Lucas Ferraz disse...

Qual emulsão e qual sensibilizante devo usar para estampar traços minúsculos e desenhos minúsculos

Lucas Ferraz disse...

Qual emulsão e qual sensibilizante devo usar para estampar traços minúsculos e desenhos minúsculos

Andre Imagawa disse...

Olá. Estou começando agora e seu blog me ajuda muito. Estou fazendo minha própria caixa de revelação e gostaria de saber qual a potência da lâmpada e quantas devo usar para uma caixa de 50 x 80 e 35 de altura. Pela altura ser baixa, há algum problema quanto a qualidade na revelação? Espero poder me ajudar. Abraços.

Yarru! disse...

Emulsão para alta definição, quanto mais detalhes maior o número de fios do tecido

Helyelma Camila disse...

Ola meu vidro temperado é meio escuro vai atrapalhar na revelação?

Yarru! disse...

Arte é imprevisível as vezes

 

Home | About Me | YouTubeChannel-1| YouTubeChannel-2 | EZine-Impregnantes | MySpaceTheCO2 | Twitter | Orkut | Facebook

Yarrru! Silk'n'roll © Design by Yarru | Publisher : Me